Palavra Pastoral

ORANDO POR TODOS OS HOMENS, VISANDO A SALVAÇÃO DELES

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

ORANDO POR TODOS OS HOMENS, VISANDO A SALVAÇÃO DELES

​​

“​Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens”. – (1ª Timóteo 2.1).

Por uma razão muito simples, uma das recomendações mais frequentes na Palavra de Deus em relação ao homem é a oração: Deus deseja se relacionar com o homem. Desde o Éden fica claro este desejo divino e, no meu entendimento, quando alguém quer se relacionar com o outro existe interesses. A intenção de Deus em se relacionar com o homem é o seu bem estar. Deus quer o bem do homem e para isso faz tudo em prol de sua obra prima, Ele o ama.

No texto em destaque Deus inspira o apóstolo Paulo a orientar seu filho na fé, Timóteo, para que ore por todos os homens. Nesta recomendação divina fica claro que a intenção dEle é o bem estar dos homens. Para isso, Ele quer contar com um instrumento maravilhoso: a oração dos salvos.

Creio que em todos os tempos, por se ausentar de Deus, a humanidade passa por momentos difíceis e, analisando o contexto da Bíblia, fica claro que isso sempre aconteceu. Nos afastamos de Deus e lá vem os problemas e crises. Mas hoje quero meditar em nossos dias e fazer uma reflexão no texto de Paulo a Timóteo, contextualizando-o conosco. Não é necessário sermos especialistas em política, economia, antropologia, sociologia, psicologia para vermos o caos que estamos inseridos e o quanto as pessoas sofrem. Nós, os salvos, temos neste texto de 1ª Timóteo 2.1-8, uma grande missão para atenuar estes sofrimentos: ORAR POR TODOS OS HOMENS! E com qual finalidade? O bem estar dos homens através da salvação.

Fica claro no texto que a intenção divina é que tenhamos prática de oração, súplica, intercessão e ações de graça em favor de todos. Percebo a atenção especial dada a uma classe de homens, os “HOMENS INVESTIDOS DE AUTORIDADE”. No nosso contexto quem são eles? Presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, juízes, autoridades policiais, civis e militares. Sinceramente, se fosse ouvir a minha carne, não teria desejo de orar por eles, pois o que fazem para a sociedade não me agrada, com raras exceções só fazem àquilo que lhes dê benefícios. Mas é aqui que entra a recomendação e a reflexão: será que estamos sofrendo tanto porque não atendemos esta recomendação divina? O texto diz que, como resultado de nossa oração, teremos uma vida tranquila e mansa, e ainda diz que isto é bom e aceitável diante de Deus. Como conclusão, o maior objetivo e desejo de Deus é a salvação do homem e eles verão a Cristo, o único mediador entre Deus e os homens. Portanto, oremos por todos que ainda não o conhecem para que um dia possamos juntos louvar e engrandecer ao Senhor.

Com amor do pastor que os ama.

Pr. Carlos Dourado 

OPBB/SP - 1964

© 2018 Primeira Igreja Batista de Araraquara. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FCN Digital Solutions.

Acesso a área restrita